No ano passado, cerca de 11 mil pessoas morreram vítimas da doença.
O mês de dezembro se tornou um importante mês de conscientização sobre a Aids e passou a ser chamado de Dezembro Vermelho. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 11 mil pessoas morreram vítimas da doença no ano passado. Aproveitamos esta campanha para esclarecer as principais dúvidas que as pessoas costumam ter em relação à doença. Confira!
Aids e HIV são a mesma coisa?
Não, mas ambas se relacionam. A Aids é o estágio mais avançado da infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus ataca o sistema imunológico, e, conforme avança, favorece o desenvolvimento de outras doenças, que são chamadas de oportunistas. É diante desse cenário que o infectado desenvolve a Aids.
Como o vírus é transmitido?
A transmissão do vírus da HIV acontece por meio de fluidos corporais, como sêmen, secreção vaginal, sangue e leite materno. Vale lembrar que lágrimas, saliva, urina, suor e fezes não são agentes de transmissão do vírus.
Qual é o tratamento?
Pessoas diagnosticadas com HIV devem realizar o tratamento com medicamentos antirretrovirais assim que descobrem a infecção pelo vírus. Isso previne que seu sistema imunológico enfraqueça e possibilite o surgimento de doenças oportunistas e, posteriormente, a Aids.
ISTs (infecções sexualmente transmissíveis)
Além da HIV, existem também outras infecções sexualmente transmissíveis, entre elas estão a herpes genital, papilomavírus humano (da sigla em inglês HPV), sífilis e outras.
Como se prevenir?
A melhor forma de prevenção tanto do vírus HIV quanto das ISTs é usar preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais). É importante também não compartilhar instrumentos perfurocortantes, como seringas e alicates de unha. Gestantes, que descobrem ser soropositivas, precisam realizar o tratamento com medicamentos antirretrovirais imediatamente a fim de prevenir que o vírus seja transmitido para seu bebê. Além disso, é proibida a amamentação.
Se prevenir é um ato de amor e empatia.
Juntos contra a Aids!
#dezembrovermelho #juntoscontraaaids