Blog - Lancers

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG ajuda a prevenir sintomas graves da tuberculose.

Paciente tomando vacina BCG.
Para que serve a vacina BCG?

Disponível no Brasil desde 1976, a vacina BCG deve ser tomada até os quatro anos de idade e é oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Trata-se de uma importante imunização contra condições graves da tuberculose, uma doença que afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também outros órgãos.

Importância da vacina BCG contra a tuberculose

Embora a vacina BCG não ofereça eficácia de 100% na prevenção da tuberculose pulmonar, sua aplicação em massa previne formas graves da doença como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

A meningite tuberculosa é uma infecção das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, causando sintomas neurológicos como rigidez no pescoço e confusão. Já a tuberculose miliar é uma forma disseminada da doença, caracterizada pela presença de pequenos nódulos em vários órgãos, resultando em sintomas mais generalizados como febre persistente e perda de peso.

Formas de transmissão da tuberculose

A tuberculose pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio do ar. O compartilhamento de objetos não oferece risco. Pessoas com o sistema imunológico comprometido têm mais chances de desenvolver a doença, em especial, a forma grave e generalizada.

Efeitos comuns após a vacina

Após a aplicação da vacina, surge uma lesão no local da aplicação, que forma uma cicatriz posteriormente. É importante não colocar nenhum produto, medicamento ou curativo, tendo em vista se tratar de uma resposta esperada e normal à vacina. Entretanto, caso a lesão apresente pus, é necessário procurar atendimento médico.

Vale lembrar que a vacina não é apenas para crianças, mas também recomendada para quem convive com pessoas diagnosticadas com hanseníase e para estrangeiros não vacinados que venham morar no Brasil.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a BCG ajuda a controlar a disseminação da tuberculose em áreas endêmicas, contribuindo para a saúde pública global.

Fonte: Ministério da Saúde

Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!

Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.

Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.

*Departamento de Saúde/Comunicação Lancers

Assine nossa newsletter

As principais notícias da Lancers diretamente em seu e-mail:

Últimos Posts

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG uma importante imunização contra condições graves da tuberculose, uma doença que afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também outros órgãos.

Leia mais »

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG uma importante imunização contra condições graves da tuberculose, uma doença que afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também outros órgãos.

Leia mais »

Área do beneficiário

2ª via de boletos

Atendimento ao Beneficiário

SAC - Ouvidoria

Enviar mensagem

Rua Paschoal Bardaro, 2055 – Jardim Botânico – CEP 14021-655 – Ribeirão Preto /SP

2013 - 2020 - Todos os direitos Reservados ©