Blog - Lancers

Salve vidas: requisitos e vantagens de doar sangue

Doar sangue pode diminuir riscos de problemas no coração e até câncer.

Todos nós sabemos que doar sangue é um ato de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. Ao doar sangue, você poderá ajudar pessoas que se submeteram a cirurgias de emergências ou que realizam tratamentos oncológicos, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Apesar de o índice estar dentro do intervalo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que varia de 1 a 3%, ainda não é o suficiente para atender a demanda do país. Por isso a importância de contribuirmos para o aumento desse índice e salvar mais vidas.

Como faço para doar sangue?

Para realizar sua doação, é importante atender alguns requisitos determinados pelo Ministério da Saúde. São eles:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

Vale lembrar que a unidade de coleta (hemocentro) avaliará seu estado de saúde a fim de identificar possível impedimento temporário ou definitivo.

Antes da doação de sangue, é importante que siga as orientações médicas, como não ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas, não fumar nas primeiras duas horas e não fazer esforço físico.

O que acontece depois da doação de sangue?

Após a doação, o doador recebe um lanche e instruções para seu bem-estar. Além disso, terá acesso posteriormente aos resultados dos exames que realizaram em seu sangue, que visam detectar doenças como AIDS, Sífilis, Doenças de Chagas, HTLV I/II, Hepatites B e C, entre outras.

Benefícios da doação de sangue

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares – durante o processo de doação, há uma limpeza no sangue, que diminui sua viscosidade e, consequentemente, problemas no coração;
  • Renova células velhas – o que contribui para o não surgimento de alguns tipos de cânceres, como de fígado;
  • Check-up gratuito – a fim de que a doação seja realizada com segurança, o doador será submetido a alguns exames para controle de qualidade. Isso permite ao doador obter um panorama sobre sua saúde sem precisar custear os exames;
  • É seguro – o material utilizado para a coleta de sangue é estéril e submetido a rigorosos testes e medidas de biossegurança;
  • Não prejudica o organismo – dentro de 24 horas, o volume de sangue coletado, que representa apenas 10% do sangue total de uma pessoa adulta, é reposto pelo organismo naturalmente. Doar sangue não o deixara mais fino ou grosso, bem como não emagrecerá ou engordará o doador.

Além desses benefícios, doar sangue é um ato de amor ao próximo, que pode salvar até quatro vidas. Procure um hemocentro de sua cidade para saber se você atende aos requisitos.

Doe sangue, doe esperança!

#junhovermelho #salvevidas

Fonte: Ministério da Saúde

Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde

Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.

Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.

*Equipe de Saúde/Comunicação Lancers

Assine nossa newsletter

As principais notícias da Lancers diretamente em seu e-mail:

Últimos Posts

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG uma importante imunização contra condições graves da tuberculose, uma doença que afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também outros órgãos.

Leia mais »

Para que serve a vacina BCG?

A vacina BCG uma importante imunização contra condições graves da tuberculose, uma doença que afeta principalmente os pulmões, podendo acometer também outros órgãos.

Leia mais »

Área do beneficiário

2ª via de boletos

Atendimento ao Beneficiário

SAC - Ouvidoria

Enviar mensagem

Rua Paschoal Bardaro, 2055 – Jardim Botânico – CEP 14021-655 – Ribeirão Preto /SP

2013 - 2020 - Todos os direitos Reservados ©