Nova diretriz europeia sobre hipertensão alterou a classificação da pressão considerada normal.
Recentemente, uma nova diretriz europeia sobre hipertensão, já adotada em alguns consultórios no Brasil, alterou a classificação da pressão considerada normal. Com isso, o conhecido “12 por 8” passou a ser classificado como pressão elevada.
Nova classificação da pressão arterial
O consenso, baseado em estudos que indicam uma maior predisposição para desenvolver problemas cardiovasculares em níveis acima de 115 por 70, estabeleceu a seguinte classificação:
- Pressão arterial não elevada: abaixo de 12 por 7;
- Pressão arterial elevada: entre 12 por 7 e 13.9 por 8.9;
- Hipertensão arterial: maior ou igual a 14 por 9.
Com essa nova diretriz, será possível recomendar um tratamento mais intensivo já nos estágios iniciais da doença ou mais específico, levando em consideração a saúde geral do paciente.
Consequências da pressão alta não controlada
A hipertensão arterial pode trazer diversos riscos à saúde, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), infarto, insuficiência cardíaca e renal, dor no peito, falência dos rins e alterações que podem levar à cegueira. Por isso, é fundamental realizar consultas médicas regularmente e adotar um estilo de vida mais saudável, que inclua boa alimentação, prática de exercícios físicos e menor consumo de bebidas alcoólicas.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) planeja publicar, em 2025, as novas diretrizes brasileiras para hipertensão arterial, que provavelmente seguirão os parâmetros europeus.
Fonte: Ministério da Saúde e Estadão
Oque achou do conteúdo? Compartilhe saúde!
Você pode conferir outros artigos de nosso blog clicando aqui.
Não tem plano de saúde ainda? Nós podemos te ajudar a escolher o melhor plano que atenda suas necessidades com o melhor custo-benefício. Clique aqui e fale com nossa equipe de vendas.