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O autocuidado em prol da saúde mental

Cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais.

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental, que tem como objetivo conscientizar e promover a compreensão da saúde mental em todo o mundo, assim como mobilizar esforços que apoiem aqueles que enfrentam transtornos mentais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais. Na América Latina, o Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão, com quase 19 milhões de pessoas nessas condições.

No mês passado, em que foi comemorado o Setembro Amarelo, divulgamos um artigo especial sobre atitudes essenciais para ajudar uma pessoa com depressão. Você pode conferi-lo ao clicar aqui.

Assim como é importante ouvir, ajudar e apoiar o próximo, é necessário que tenhamos e pratiquemos o autocuidado em prol de nossa saúde mental.

Você tem se cuidado? Há muitos hábitos que podem deixar sua vida mais leve e saudável, entre eles:

  • Evite que as preocupações diárias sejam o centro de sua vida – problemas todos têm, mas observe se eles estão consumindo muito de sua energia, e dê tempo ao tempo. Nem tudo está sob seu controle;
  • Dedique um momento para você – viaje, vá ao cinema, leia um bom livro, entre outros momentos de lazer. A vida não é apenas sobre obrigações. Tirar um descanso é essencial para refrescar a mente e se preparar para novos desafios;
  • Pratique atividades físicas – sair do sedentarismo estimula a liberação de neurotransmissores que reduzem o risco de transtornos mentais, bem como eliminam sintomas de ansiedade e estresse;
  • Durma pelo menos 6 horas por dia;
  • Se exija menos. Não compare sua vida com as de outras pessoas e não se baseie em padrões estéticos ou sociais. Cobranças excessivas são prejudiciais à saúde;
  • Reduza seu tempo nas redes sociais. Influenciadores digitais acabam vendendo uma “vida perfeita”, que gerará frustações para aquele seguidor que não conseguir alcançá-la. Lembre-se: vidas perfeitas não existem, muito daquilo que se vê pela internet não passa de aparências;
  • Alimente-se saudavelmente – dê preferência a alimentos naturais, beba muita água e evite produtos industrializados;
  • Faça terapia – hoje em dia, acompanhamento psicológico se tornou mais do que necessário para organizar o pensamento e manter a saúde mental estável. Terapia também ajuda a evitar possíveis crises emocionais que geram depressões.

Para o paciente identificado com esse tipo de doença, é fundamental que familiares e amigos estejam preparados para acolhê-lo.  Ser acompanhado por profissionais da área (psicólogo e psiquiatra) é de extrema importância para o tratamento e recuperação dos pacientes que apresentem tais transtornos.

Cuide de sua saúde mental. O autocuidado é o caminho para uma vida plena e feliz.

*Equipe de Saúde/Comunicação Lancers

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