Entre os dias 01/08 e 08/08 é comemorado um tema de grande relevância, a amamentação – sonhada e ao mesmo tempo temida pelas mamães. Muitas mamães de primeira viagem têm medo dessa fase, ou melhor, do início da amamentação, e acabam esquecendo o quão importante esse ato é para seu bebê e para ela mesma.
A maioria das mulheres do mundo começam a amamentar logo após o parto, mas apenas 44 % delas conseguem amamentar exclusivamente o seu bebê até os 6 meses de vida.
Enquanto o bebê está mamando, ele recebe anticorpos da mãe para prevenção de diversas doenças, tais como: diarreia, infecções, principalmente a respiratória, asma, diabetes e obesidade. Além disso, o leite materno ajuda no desenvolvimento da fala e da respiração da criança, além de proporcionar dentes mais fortes e bonitos.
Para as mamães, ajuda na diminuição do sangramento pós-parto, reduzindo também o risco de desenvolver anemia, e na prevenção de câncer de mama ou de ovário, diabetes e infarto do coração, além de contribuir na perda do peso que é ganhado pela mulher durante a gestação e estimular maior interação entre mãe e filho.
Enquanto estiver amamentando, a mãe deve se atentar a alguns cuidados essenciais, entre eles:
– Ingestão hídrica adequada antes, durante e após a amamentação;
– Evitar uso de bebidas alcoólicas e cigarros;
– Não usar medicamentos sem prescrição médica, pois alguns podem interferir na amamentação;
– Lactante não deve fazer dieta para emagrecimento, pois é importante que tenha uma alimentação saudável.
Vale ressaltar que a mulher soropositiva e/ou usuária de drogas não deve amamentar.
Mamães que sonham em amamentar e não conseguem, saibam que isso é normal e está tudo bem. Seu filho vai ser nutrido e alimentado por fórmulas que não são menos importantes que o leite materno.
*Isadora Roque, enfermeira e analista de riscos da Lancers.